Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2011

Juventude

Em qualquer época da história, um jovem terá sempre no âmago os mesmos padrões de comportamento. O que fará a diferença, vai ser o adulto que estiver vivendo na época deste jovem. O que este adulto tiver como bagagem para passar a esse jovem vai ser o diferencial.
Um jovem hoje, já fuma e toma cerveja na frente de seus pais da mesma forma que a quarenta anos atrás lia um livro.
Adolescentes, meninos e meninas, tem seus quartos liberados por seus pais, para fazer sexo. Mas por que? Porque para os pais é mais seguro ter seus filhos em casa, mesmo que fumando, bebendo cerveja ou fazendo sexo.
É mais seguro, estão em casa, debaixo das asas do papai e da mamãe.
Hoje, século 21, não se encontra muita ética entre jovens não, e se você for um pouco mais realista, vai ver que ética não existe para jovem, eles nem sabem o significado desta palavra. Estamos vivendo na era do "tudo liberado", das inversões de valores; filhos "educam" os pais e lhes impõe castigos.
Jovem hoje não quer nem ouvir falar em política, bem diferente da época da ditadura militar ( década de 1960 até final de 1970 ), onde muitos jovens morreram torturados, fuzilados, lutando contra um regime político que vinha contra seus principos.
Hoje eles lutam, brigam, matam, morrem, mas por outros motivos, como exemplo; torcidas de futebol, drogas, amigos, e coisas abomináveis Toda a energia de combate, que poderia ser usada para fins construtivos, é empregada constantemente nesta modalidade.
A mídia ajuda a incitar este tipo de comportamento? Quem tem a resposta?
Para os jovens de hoje, século 21, não existe mais ética, é o "vale tudo".
Mas será que a mesma entidade que ajudou-os a chegar a este tipo de comportamento, pode ( se quiser ) pelo menos tentar reverter as coisas, com outras formas de informar.

Cada vez mais nos dias que correm, percebemos da Importância da educação para os jovens de hoje . Eles que são os jovens de hoje e se tornarão nos adultos de amanhã. São eles que irão determinar os dias num futuro próximo. Isto faz-me pensar seriamente nos valores que se têm perdido ao longo de gerações, muito provocado pela evolução dos tempos que correm rapidamente. Vemos crescer e adquirir um carácter próprio, assim como hábitos por vezes pouco aceitáveis e controversos. Cada vez adquirindo mais liberdade de movimento, mesadas que os permitem irem além do que se pretende, que os possibilitam frequentar lugares e adquirir produtos não muito recomendáveis, tais, bebidas alcoólicas cigarros drogas e muitas outras coisa. E cada vez mais se vêm jovens cada vez mais jovens a iniciar uma vida de noitadas, povoando os diversos locais noturnos abertos até às altas horas da madrugada. Dando precocemente inicio a uma vida sexual activa, sem a preocupação e o cuidado cada vez mais indispensável e necessário. E mesmo que os Pais mais atentos imponham certas regras e limites, a revolta se faz ouvir, porque os colegas e amigos não possuem a obrigação de respeitar essas mesmas regras e limites. A tudo se quer ter acesso, e tudo se quer experimentar. Vivendo com o tipo de pensamento presente “ Se os outros podem, porque não posso eu também!?” Muitos sãos os Pais que desconhecem os locais frequentados pelos seus filhos, desconhecem as companhias, e desconhecem os vícios, e estes últimos infelizmente, são cada vez mais usuais nos jovens de hoje. Sabemos que em todas as gerações anteriores, também existiu a necessidade de liberdade, de espaço, de provocar controvérsia, de afirmação, de expressão, de revolta. Mas, hoje os instrumentos que se encontram à disposição com aquisição facilitada são muito mais diversificados assim como perigosos. Muitos jovens se perdem pelo caminho, que supostamente deveria de ser saudável e seguro. Uns porque sua mente e fraca se deixa levar por influências de amigos, outros porque não possuem o apoio e atenção necessária.

Os pais hoje estão preocupadas demais em gastar seu tempo tentando ganhar mais dinheiro para comprar as coisas para elas e para os filhos, achando que isso é a coisa mais importante a fazer. E acabam esquecendo que são OS PAIS que devem passar valores como ética, responsabilidade e educação aos filhos... Os pais sim são os responsáveis por tudo que estamos vendo. E são omissos ao usar a velha desculpa de que é culpa do governo. Acham que só porque
 pagam impostos e compram as coisas para os filhos estão fazendo tudo o que podem e transferem para o governo toda responsabilidade pela educação que eles mesmos não dão aos seus filhos.

“Nossa juventude de hoje adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade, e não tem o menor respeito com os mais velhos. Nossa juventude hoje são uns verdadeiros vagabundos, eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus...”. (Sócrates)


Eu particularmente  tenho vergonha dessa nossa juventude de hoje.
Sipá segue lá. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário